domingo, 13 de julho de 2014

For Those About to Rock

Hoje é 13 de julho, Dia Mundial do Rock...

Quando comecei a desenvolver meus gosto pelo rock comecei pelas bandas clássicas. Principalmente após assistir o dvd  Led Zeppelin - Live Royal Albert Hall de 1970, desenvolvi uma fascinação pela era do rock dos anos 60-70 e passei bastante tempo "dedicada" a ouvir e conhecer sobre essa era.
Do final da década de 60 até a de 80 foi a era dos espetáculos. A era da tão falada rebeldia, da quebra de padrões, das bandas lendárias e dos shows grandiosos. O movimento Hippie, os guitarristas e vocalistas performáticos como Angus Young, Bon Scott, Jimmy Page, Ian Anderson, o psicodelismo das bandas de rock progressivo do final da década de 60 e a "alegria" do Hard Rock da década de 80 faziam meus olhos de pré-adolescente brilharem.
Essa prisão à era clássica do Rock veio junto com o gosto pelo metal propriamente dito, principalmente (como legítima fã da era clássica) pelo Heavy e Power Metal.

Acho que minha "trajetória" é um pouco diferente da maioria da minha idade. Porque o metal mesmo eu comecei a escutar de verdade um pouquinho (só um pouquinho) depois.
Podem falar o que for, mas a era de "rebeldia" foi até a década de 80. A geração de hoje não faz ideia do choque cultural que o rock trouxe em seu inicio. Desde que saiu da música negra americana, passando pela década de 60, onde tínhamos drogados de cabelo comprido e roupas coloridas com ideais contrários aos padrões da época. Depois veio a explosão do metal, trazendo uma versão mais pesada e até mais obscura, tendo como adeptos jovens alienados e adoradores do demônio, tudo isso numa época de ainda grande conservadorismo religioso. Tínhamos também os andróginos (não é Dee Snider?), e poucas  mulheres mal vistas que se metiam no meio (se o rock já não era um estilo pra ser escutado por gente de bem, imagine por mulheres, que deveriam ser símbolos de comportamento e delicadeza?). O Rock sofreu censura, acusações sobre o conteúdo de suas músicas, mas hoje é um estilo respeitado. Você que escuta metal pode pensar que o metal, ou seu público ainda é mal visto. Não é. Pode sofrer ainda um certo preconceito pelo público que tem aversão à ele, mas você, nem eu, nunca saberemos o que é isso.


O Rock não é mais transgressor, perdeu essa característica e talvez não precise recuperá-la;
O Rock já vive mais de meio século, perdeu um pouco de sua rebeldia mas é um dos estilos musicais mais venerados (ou o mais). Todo mundo reconhece alguma música e até nomes das bandas mais clássicas do Rock. Reconhece nomes de artistas, e considera como um estilo marcante. Não há como negar a marca que o Rock tem na sociedade.

Uma grande parte de fãs mais pessimistas falam que o rock morreu. Eu como legítima nostálgica afirmo que a época grandiosa já passou, mas não há como falar da morte de um estilo musical tão marcante que tem se reinventado trazendo bandas excelentes (não é mesmo, Mastodon?).


Termino esse post com a música que pra mim é um dos hinos do Rock.
- Mas Judas toca Heavy Metal!!!
Dane-se, essa música é um hino.



E não podia esquecer de postar essa versão versão do Kiss da música God Gave Rock and Roll To You,
que ficou ótima principalmente por causa das palavras de Paul Stanley no final!

Nenhum comentário: