Queria saber que recente onda é essa de remakes no cinema.
Sério que a criatividade está tão em baixa? Inúmeros remakes estão por vir e já
vieram, temos aí como exemplo a estreia de Evil Dead (que tristemente ainda não
estreou aqui em JP) e a muito próxima estréia do novo “O Massacre da Serra
Elétrica”, que é exemplo de extrema falta de necessidade. Sério que alguém precisa de mais um? E um de “It – Uma Obra Prima do Medo" está por vir, desse eu estou com
medo... muito medo! Mas essa semana fiquei sabendo que um remake de Oldboy, com
direção de Spike Lee já estava
confirmado e tinha saído até um pôster. Eu realmente sou muito desatualizada
das notícias cinematográficas. Sou meio anti-remakes, mas tenho que admitir que
até gostei de alguns, como o ótimo “Halloween – O início”, mas fiquei com
bastante medo quando vi a notícia porque quem viu o filme sabe que Oldboy é
perigoso para se fazer um remake, o filme é uma obra-prima, e seria um
sacrilégio estragá-lo. Pelo menos a notícia foi um impulso para escrever aqui
sobre ele.
Em Oldboy temos como foco o personagem Oh
Dae-Su (Min-sik Choi), um homem que é seqüestrado e preso dentro de um quarto sem saber o
motivo, onde passa incríveis 15 anos sozinho
no lugar. Ele nunca vê seus seqüestradores
e recebe como comida apenas bolinhos fritos através de uma pequena passagem na
porta, onde tem como companhia apenas a TV e um ser pintado num quadro. Já
podemos imaginar o que acontece com uma pessoa que passa anos presa sozinha num
lugar (e mais na companhia de uma TV!), ele obviamente tenta fugir e passa a
ter alucinações, como se imaginar coberto por formigas, até mesmo porque respirava um gás todas as noites, que é um dos pontos importantes do
filme: A hipnose.
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"Será que se eu soubesse que seriam 15 anos, teria sido mais fácil?" |
Quinze anos depois Oh Dae-Su é solto sem motivos aparentes e sai ao mundo
sedento por vingança. Conhece uma moça, Mido (Hye-jeong Kang), e
passa a ter um relacionamento além da amizade com ela. A partir daí
temos o desenrolar do filme na Busca de Oh Dae-su ao seu passado.
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Oh Dae-Su e seu algoz lhe lembrando de seu passado |
Oldboy lhe prende não apenas por lhe deixar curioso com a história, mas
também por ter uma beleza singular e de certa forma irreal. Temos cenas belas,
assim como perturbadoras. É um filme violento, que ao contrário de
alguns, consegue casar perfeitamente a violência com a mensagem. É uma
verdadeira enxurrada de imagens impactantes muitas vezes por sua simplicidade.
Uma das minhas preferidas ( é a mais famosa) e que merece muito destaque
é uma em que Oh Dae-Su luta com uns 40 (?) homens num corredor. É só mais uma
cena de luta coreografada. Não! É uma luta gravada em side-scrolling,
o que nos faz lembrar automaticamente de inúmeros games (principalmente os de
luta, lógico).
Oldboy se revela com um dos finais mais chocantes e arrebatadores do
cinema, que lhe faz ficar ainda por um tempo pensando (se você é dos que ficam
refletindo sobre o filme durante os créditos).
O final nos traz uma perspectiva do filme da
vida de cada um de nós. Quais os efeitos que a solidão e o confinamento podem ter
sobre nós humanos? Ela pode nos transformar em monstros como o próprio protagonista
descreveu? E aliada à hipnose? Pode ter efeitos devastadores?
Um filme que merece ser visto por todos. Só espero que esse remake não venha para "estragar tudo"...
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