segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As campanhas contra AIDS no carnaval

Sempre fiquei "incucada" com as campanhas do uso de camisinha no carnaval. O Ministério da Saúde investe pesado em publicidade e distribuição das camisinhas. São contratadas celebridades pra falar da importância do uso da camisinha como prevenção principalmente da AIDS.
Mas a minha dúvida é: será que essa é mesmo a forma certa do governo tratar um assunto desse, que tomam proporções gigantescas, será que antes de dizer use camisinha não deveria ter uma conscientização melhor e mais profunda sobre sexo, intimidade, relações sexuais e amorosas?
Será que ao invés do M.S. tomar conta desse assunto não deveria ser o Ministério da Educação investir nas escolas, com os jovens, conscientização sobre o assunto de forma mais geral?
Porque na minha opinião as campanhas atuais só banalizam mais o sexo casual, sem compromisso, sem amor, com completos desconhecidos em festas, em qualquer lugar.
Falta os pais também chegar pra os filhos e dizer: você pode escolher esperar ou fazer de forma inconsequente se achar que está preparado para arcar com todas as responsabilidades.
Não sou contra o uso da camisinha, mas sim contra a banalização do sexo, da mulher (ou do homem) como objeto sexual, do sexo sem compromisso (como pode isso?).
Exemplo: um rapaz de 16 anos, vai pra uma festa, transa  (porque acha natural, instintivo, correto) com uma menina também  de 16 anos. Os dois usam a camisinha mas acidentalmente ela se rompe (e isso pode acontecer sim). Talvez a menina nem tenha o número do celular do menino e depois do "carnaval" descobre que está grávida. E aí Brasil? E ai Ministério da Saúde?
Mais uma criança gerada sem "amor" de forma inconsequente e lá se vai a vida dessa jovem ser desestruturada, dos pais dela e se ela tiver pego o número do celular ou tiver adicionado ele no "face", lá se vai a vida dele sendo desestruturada também.

Pra mim as campanhas contra a AIDS deveriam ser mais ou menos assim:
Não faça sexo com quem você conheceu agora (ou não sabe nem o nome), em uma festa de completos desconhecidos. Mas se quiser arriscar a vida, pelo menos use camisinha.
Ou assim:
Sabe qual a forma 100% segura de não contrair o vírus da AIDS? Não faça sexo com qualquer pessoa.

É comprovado cientificamente que a probabilidade de se contrair a doença aumenta em progressão geométrica quanto maior for o número de parceiros, mesmo utilizando camisinha.

Então antes de sair "trepando" a torto e a direito com qualquer um (uma), pense, reflita se você está realmente preparado para as responsabilidades dessa inconsequência, mesmo se você usar camisinha.

Mas infelizmente hoje toda a sociedade (meios de comunicação, tv, mídia, internet, músicas) só apelam pra esse sexo sem compromisso, essa banalização idiota e hipócrita.

Sei que serei odiada por muitos.

Nenhum comentário: