segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Mais um Natal e minha animação de sempre

 



Semana passada chego no shopping e parecia que não me recordava de como o comércio vira um inferno durante essa época do ano. Chegando lá enfrento um batalhão e vejo aquele espaço super enfeitado com uma grande árvore de natal, e sem exagero, uma fila gigante de pessoas esperando para tirar fotos com o papai e a mamãe Noel. Mas me assustei mesmo quando vi o tamanho da fila pra comprar um simples sorvetinho, mesmo o shopping tendo vários pontos de sorvete espalhados.


Chega o natal e junto com ele aquele sentimento depressivo de todos os anos (falo por mim). Quando criança, o natal era minha época do ano preferida, eu gostava do "clima" natalino, das luzes, das músicas, dos filmes que passavam nessa época (ah, aqueles filmes que não passam mais!), e principalmente da comida. Acontece que eu sempre esperava coisas grandiosas no Natal, na minha mente de criança de filmes e desenhos eu ficava muito iludida e esperava uma coisa surreal mesmo no Natal.



Mas o Natal chegava e era sempre o mesmo jantar, uma noite como quase qualquer outra que passava num piscar de olhos (a noite de Natal da minha imaginação seria tão grandiosa que pareceria nunca terminar). Nunca ganhei presentes de Natal, e achava isso bem incoerente, eu pensava: Afinal, se mesmo que não pareça, no Natal lembramos o nascimento de Jesus (mesmo que pra mim o símbolo do Natal fosse perus assados e papai Noel), porque temos que ganhar presentes? Mas a importância do Natal pra mim era tudo isso que eu já falei, esperava coisas que mesmo hoje eu não consigo explicar, acaba que esperava atingir o nirvana (hehe), e ao final ficava sempre aquele sentimento de depressão.

Bem, eu ainda fico meio depressiva no Natal, não sei se inconscientemente até hoje espero um Natal surreal, mas pelo menos não sou mais uma criança “viajosa” como o Filipe da Mafalda (hoje sou uma adolescente viajosa. Um minuto de silêncio por isso). Tá, eu admito, apesar de tudo...  gosto do Natal.



Mas ainda hoje eu penso um pouco das mesmas coisas que pensava quando criança... É incrível como essa data se tornou nada mais que uma oportunidade de lucro. Como eu mesma falei  acima, mesmo que soubesse o que o Natal representava para a nossa sociedade cristã (ainda vivemos num mundo cristão, mesmo que só na teoria) o símbolo do Natal pra mim era um senhor com barbas brancas vestido de vermelho e uma mesa com um peru assado, e para muitas crianças o Natal é só isso, e realmente, quer queira ou não, o papai Noel é o maior símbolo do Natal.

Isso sinceramente não me importa, por que o Natal pra mim não tem cunho religioso, e eu acharia bem chato se o tempo todo que ronda o Natal me fosse lembrado daquele “homem que veio à terra pra morrer por mim”. Mas é incrível como uma data como essa não seja lembrada pelo que ela realmente representa. Mesmo que o dia 25 possa ser o aniversário de Mitra, ou existam vários mitos (e fatos) sobre a origem do natal, para a sociedade em que vivemos ainda representa outra coisa. Então pra mim o Natal é uma data que também serve pra lembrar o quanto  o dinheiro e a influência da mídia são fortes na nossa sociedade.
Enfim, como eu já falei, apesar de tudo gosto do Natal. Então Feliz Natal a todos, seja lá o que o Natal represente pra vocês. E mesmo que não represente nada, sei que comerão muito (essa é a melhor parte não acham?).


Ops, já ia esquecendo, hoje, 24 de Dezembro, é aniversário de uma lenda, o grande Lemmy Kilmister.
Feliz aniversário Lemmy!





Nenhum comentário: