terça-feira, 25 de novembro de 2008

Somos realmente livres?

“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não ninguém que explique e ninguém que não entenda.” Cecília Meireles


Afinal nós somos realmente livres?


Muitos podem responder - depende da liberdade de que está se referindo. Certo, pois, por exemplo, no tempo da escravidão a liberdade a qual o escravo almejava era a carta de euforia, a liberdade que um preso deseja é poder andar livre pelas ruas.


A liberdade que me refiro é a que temos ou que talvez apenas tenhamos a falsa ilusão de ter. Afinal moramos num país democrático que piada onde por ironia somos obrigados a votar.


Estamos presos a uma falsa moralidade, onde temos que usar mascaras. Temos liberdade de escolha, de pensamento, mas essa hipocrisia moral nos impede de mostrar o que realmente somos e esconder nossos desejos lá no fundo do subconsciente e ainda achamos estranho quando temos sonhos onde fazemos coisas, digamos absurdas e ficamos até com vergonha de contar a alguém o que sonhamos. Claro sonhar é uma das formas de nosso sub. vir a tona com alguns desses desejos reprimidos por nós mesmos.


Outra grande ironia de Deus ou daqueles que escreveram a bíblia é dizer que possuímos o livre-arbítrio, depois quebram nossas pernas ao meio quando dizem que se não seguirmos o caminho dele, só o dele vamos queimar por toda uma eternidade. Cruel não? Deus nos cria pra brincar com a gente, ou entramos na brincadeira absurda dele de “Siga o mestre” ou vamos sofrer por séculos sem fim, amém. E o mais irônico nisso é que foi ele mesmo que nos criou assim, cheios de falhas, susceptíveis as fraquezas carnais. É como levar uma criança ao parque de diversões e pedir pra ela ficar só olhando os outros se divertirem senão vai ficar de castigo pra sempre.


Somos obrigados a trabalhar para termos o que vestir, onde morar, sem ter outra escolha, você tem que fazer alguma coisa, se virar. Ou então você vai morar no mato, em cima de uma árvore ou no alto de um rochedo, se alimentar de folhas e frutos, uma coisa meio hippie sabe? Não, não é uma boa idéia, pois já estamos presos acostumados à vida moderna, a tecnologia, internet, essas coisas e só de pensar em passar longe de tudo isso já nos causa um desconforto não é mesmo? Vai assume, eu sei que dá, não tenha vergonha de assumir, pois, caro amigo estamos no mesmo buraco barco. E nem vem com esse papinho de “desapego material”.


Eu só digo uma coisa, de qualquer maneira viva sua vida da melhor forma possível e fique atento aos pequenos detalhes que passam desapercebidos, porque pode ser neles que você encontre suas pequenas alegrias.




"Se a liberdade siginifica alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir". George Orwell

Um comentário:

Criativo de Galochas disse...

Olá Giuliane, td bem?

Gostaria de trocar links entre os sites? Se estiver interessada, acesse o Criativo e clique em "Troca de links" no menu.

Abs

Marcus, Criativo de Galochas

http://criativodegalochas.blogspot.com
http://picapaubrazil.blogspot.com
http://speedracergobrazil.blogspot.com