quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Deus é sarcástico demais pt II

Deus e o Diabo apostando a vida de Jó

Manja aquele filme chamado Constantine, que foi inspirada em uma HQ chama Hellblazer? Eu não li a HQ, mas sei que no final do filme [spoiler] John descobre que Deus e o diabo estão apostando pela alma dele [/spoiler]. É algo bem cruel de se pensar de um Deus todo-misericordioso, não é?

Parece uma grande heresia. Mas a Bíblia contém uma situação que mostra claramente Deus e o capeta apostando a condenação (ou não) de uma pobre alma ao fogo eterno.

Num tempo muito, muito antigo, existia esse cara chamado Jó, que era super-temente ao Senhor e tinha uma vida super-próspera. Num dia desses, eis que se aproxima o capeta e sussurra: ‘ei, Deus. Esse cara cara aí só gosta de você porque ela tem um puta vidão. Fode com ele pra’cê ver.’

E Deus achou que era bom. Digo, boa. A idéia. E deixou que o diabo acabasse com a vida de Jó. O capeta fez o que sabe fazer: matou mulher e filhos, tirou abrigo, comida, lhe deu úlceras terríveis – essas coisa caótica. Mas Jó era um servo fiel. E nunca blasfemou contra o Senhor, mesmo nas adversidades.

Então Deus viu que era bom. Que o Jó era bom, digo. Ou o diabo se encheu e percebeu que essa ele tinha perdido. Então Deus devolveu as paradas para ele – com algumas adaptações necessárias devido as condições, tipo, a mulher e os filhos não dava para ressuscitar, que isso já era demais. Mas ele lhe deu outra mulher e outros filhos. Trouxe toda a riqueza de volta e inclusive deu longa vida a Jó, que viveu mais 140 anos -
Livro de Jó.

Ou seja – Deus é um cara que discute com o diabo a respeito de mesquinharias, paga para ver destruindo a vida de um homem e ainda faz isso tudo sem nenhuma motivação aparente, já que é onisciente e sabia antes de começar que Jó seria fiel até o fim.

Faz até Deus de Constantine parecer camarada. Se esses são os valores morais do nosso Deus, então a gente tá fudido.

*Eu escrevo Deus em letra maiúscula porque é assim que identifico esse Deus louco, cruel, do velho testamento, em que eu definitivamente não acredito. E aqui o D não é maiúsculo por causa da grandeza do cara, e sim pela megalomania.

Post copiado
deste blog!!!

2 comentários:

Rodrigo Leão disse...

A respeito do tema, já produzi tempos atrás uma tirinha:
http://noisnatira.blogspot.com/2007/07/58.html

Giuliane disse...

Conheço seu blog, há um tempo atrás dei uma passada por lá....
da uma olhada tbm em deus é sarcastico demais pt I...