quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Festival Mundo 2008


Festival Mundo surgiu em 2005, num momento de marasmo e comodismo por qual João Pessoa passava, e logo chamou atenção como um festival corajoso e pioneiro na cidade, por somar à música outras formas de expressões artísticas, carregando no próprio nome conotações que remetem à diversidade cultural e integração. Ano após ano, o festival firmou-se como principal vitrine da produção independente da capital paraibana, e hoje, quatro anos depois, anuncia programação para a edição de 2008.

Colocando definitivamente João Pessoa no circuito de festivais independentes do país, teremos em 2008 uma semana de atividades (de 14 a 19 de outubro), entre oficinas, debates, exposição de artes coletiva, mostra audiovisual e shows, atraindo a atenção de jornalistas, músicos, artistas plásticos, videastas e público interessado para a cidade e sua produção.


Programação completa:

SHOWS

Contemplando artistas consagrados e novos do cenário independente nacional, o festival terá 7 bandas paraibanas e 6 nacionais.
Local: Galpão 14 (Centro Histórico)
Preços: Antecipados: R$6,00 Na hora: R$8,00

Sexta (17), a partir das 19h

Sábado (18), a partir das 19h

MOSTRA AUDIOVISUAL

A mostra audiovisual exibirá a evolução do rock em João Pessoa, com documentários e videoclipes de bandas locais, com destaque para o lançamento do primeiro videoclipe da banda paraibana Burro Morto, além de exibição de curtas-metragens.
Data: 17 e 18 de outubro
Horário: A partir das 20hrs, durante os quatro primeiros intervalos dos shows
Local: Galpão 14 (Centro Histórico)
Curadoria: Carlos Dowling

OFICINAS

Em parceria com o SEBRAE-PB, o Festival Mundo buscou atender temas diretamente ligados às reais necessidades de quem produz e divulga música, sempre focados na realidade de trabalho local.

Home Studio
Data: 18 e 19 de outubro (sábado e domingo)
Local: Estúdio 24h (Praça Antenor Navarro - Centro Histórico)
Horário: 14h às 18h (carga horária de 8hrs)
Inscrições Gratuitas 10 vagas
Conteúdo: Oficina musical básica sobre técnicas de gravação, edição e mixagem em um computador pessoal; noções de hardwares e softwares; pré-produção; dicas e truques.
Ministrantes:Leo Marinho, Ruy Neto e Daniel - Sócios do Estúdio 24 (PB).Haley - Técnico do Estúdio Peixe-Boi (PB).(Todos são também músicos e integram a banda Burro Morto - PB).

Produção de videoclipe com baixo orçamento
Data: 14 a 17 de outubro
Local: Ksa Rock (R. Duque de Caxias, nº73, Centro)
Horário: 15h às 19h (carga horária de 12hrs)
Inscrições Gratuitas 15 vagas
Conteúdo: Estética de som/imagem; edição; manejo de equipamento; como trabalhar com baixos orçamentos e, como resultado, início de produção de um vídeo clipe com a turma.
Ministrante:Carlos Dowling – Cineasta e Presidente da ABD-PB (Associação Brasileira de Documentaristas).
Atenção - Inscrições para oficinas pelos e-mail festivalmundo@gmail.com até dia 11 de outubro

EXPOSIÇÃO

Exposição coletiva, com 8 artistas locais, refletindo a produção contemporânea de artes visuais.
Curadoria: Fabio Queiroz
Datas:Vernissage: 16 de outubro 16hrs.
Exposição aberta de 16 à 31 de outubro.
Local: Casarão IAB (Centro Histórico)
Horário: das 14 às 18hrs.
Entrada gratuita

DEBATES
Discutir funções, rumos e facilitar a troca de experiências, essenciais para ampliação de visões de mercado. Os debates acontecerão durante toda a tarde de sábado, e terá como publico principal os artistas locais e interessados em produção de música independente.

I- Profissionalização de bandas no mercado independente
Data: 18 de outubro
Local: Intoca (Centro Histórico)
Horário: 14h às 16h
Vagas: 30
Gratuito
Conteúdo: Explanação e debate sobre o mercado independente e suas tendências; dicas de produção e divulgação para bandas novas; circuito de casas de shows e festivais independentes no Brasil; intercâmbio e troca de experiências; caminhos para sobreviver e crescer no independente, tomando como base a experiência da banda Macaco Bong (MT).
Convidados: Bruno Kayapy, Ynaiã Benthroldo e Ney Hugo - Integrantes da banda Macaco Bong (MT) e fazem parte do Instituto Cultural Espaço Cubo, onde são produtores musicais e co-realizadores de eventos e festivais. Também são militantes da Volume (Voluntários da Música).

II- Rock: contracultura e produto de mercado
Data: 18 de outubro
Local: Intoca (Centro Histórico)
Horário: 16h às 18h
Vagas: 30 vagas
Gratuito
Conteúdo: Pontos de vista sobre o que aconteceu efetivamente nos últimos 10 anos e o que há por vir; Rumos da indústria fonográfica e a produção independente deste gênero de música que revolucionou o mundo.
Convidados: Bruno Nogueira (PE) – Jornalista especializado em crítica cultural e mestre em comunicação social, onde desenvolveu pesquisa sobre indústria fonográfica e internet. Trabalhou na Folha de Pernambuco, Jornal do Comércio e está no Diário de Pernambuco. Colaborou com as revistas Continente Multicultural e Coquetel Molotov e é um dos colaboradores do site RecifeRock. Cobriu alguns dos principais festivais do país. Fez curadoria para o Abril Pro Rock 2008 e para o projeto Pátio do Rock. Foi professor da Faculdade Barros Melo (Aeso). Possui o blog Pop Up! sobre música e cultura pop. Marcus Alves (PB) – Jornalista, Mestre em Comunicação Social e Doutor em Sociologia. Desenvolveu pesquisas sobre a cultura pop/rock do Brasil nos anos 80. Autor do livro "Cultura rock e arte de massa". É professor da Faculdade IESP, no curso de publicidade e propaganda. Foi professor do curso de extensão sobre "Pop/rock e a cultura brasileira" na faculdade IESP.

No site tem entrevista com Carol e Rayan que são as cabeças por trás do projeto todo.

Nenhum comentário: